CPF CANCELADO OU IRREGULAR
CPF cancelado? Saiba o que fazer para regularizar essa situação!
Ter que lidar com CPF cancelado é uma situação muito comum no Brasil. E caso isso aconteça com você, não há motivo imediato para achar que está em inadimplência ou com o nome sujo, não. Ou ainda que seu número foi usado para algum tipo de golpe, por exemplo. Mas isso não significa que você deve deixar a questão de lado.
O CPF é um de nossos documentos mais importantes, usado inclusive para receber benefícios e se cadastrar em uma série de fontes de dados importantes. Por isso, ele deve ser regularizado o quanto antes, o que ajuda você a ter acesso ao que precisa e não perder prazos e datas importantes.
E fazer isso é mais simples do que se imagina! Veja com a gente as providências que devem ser tomadas para solucionar o problema.
Quais as principais causas para ter CPF cancelado?
Ter o CPF cancelado, de acordo com a Receita Federal, significa que o cadastro da pessoa física apresenta alguma irregularidade. Os dois principais são os seguintes:
Erros no cadastro
O cadastro do contribuinte está incorreto ou incompleto. Isto é, seu nome pode estar errado, bem como sua data de nascimento, ou nome dos pais. Também pode haver alguma questão relacionada ao número de seu título de eleitor e à declaração do Imposto de Renda.
Perda ou roubo de documentos
Em caso de perda ou roubo de documentos, é preciso fazer um boletim de ocorrência. A partir disso, você pode ter o CPF cancelado, para sua segurança. Isso evita que o número seja utilizado em vários cadastros diferentes. Uma decisão administrativa ou judicial também pode determinar o cancelamento.
Por que é importante manter o CPF ativo?
Estar com o CPF ativo é pré-requisito para obtenção de uma série de benefícios e auxílios. Sem ele, você é impedido de fazer muitas ações, como abrir contas ou poupanças, fazer empréstimos, tirar passaporte, participar de concursos públicos e ter acesso a sua aposentadoria.
Para saber se você está apto a votar ou com a situação eleitoral regularizada, o CPF também precisa estar ativo. Do contrário, poderá ter problemas em vários sentidos. A começar se for servidor público, pois não receberá vencimentos, remuneração, salário ou proventos.
Também será bloqueado de tomar posse em concurso público, renegociar dívidas, participar de concorrência pública e matricular-se em estabelecimentos de ensino fiscalizados pelo governo. Além de não poder votar, algo que pode ser feito sem o título, caso o CPF esteja em mãos.
Ainda vale lembrar que, durante o período da pandemia da Covid-19, o governo disponibiliza um auxílio emergencial para quem se encaixa em determinados grupos e critérios. Diante disso, o CPF é novamente requisitado, liberando o recebimento da quantia mensal.
Como fica claro, estar com o CPF cancelado praticamente impede diversas atividades essenciais. Então, se você está vivendo essa situação, não adie a regularização e evite atrasar compromissos e ações diárias importantes.
Comentários
Postar um comentário